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2.1. Quadra de jogo
A quadra de jogo deverá ser retangular, plana, sólida e livre de obstáculos. Para as principais competições oficiais da FIBA, assim como para as novas construções de quadras de competição, as dimensões deverão ser 28m no comprimento e 15m de largura, medidas da margem interna das linhas limítrofes. Para todos os outros eventos, a entidade apropriada da FIBA, como a Comissão de Zona ou a Federação Nacional, têm autoridade para aprovar quadra de jogo existentes, com medidas mínimas de 26m de comprimento por 14m de largura.
2.1. Quadra de jogo
A quadra de jogo deverá ser retangular, plana, sólida e livre de obstáculos. Para as principais competições oficiais da FIBA, assim como para as novas construções de quadras de competição, as dimensões deverão ser 28m no comprimento e 15m de largura, medidas da margem interna das linhas limítrofes. Para todos os outros eventos, a entidade apropriada da FIBA, como a Comissão de Zona ou a Federação Nacional, têm autoridade para aprovarquadra de jogo existentes, com medidas mínimas de 26m de comprimento por 14m de largura.
2.2. Teto
A altura do teto ou da obstrução mais baixa será de, no mínimo, 7m.

2.3. Iluminação
A superfície da quadra será uniforme e adequadamente iluminada. As luzes serão posicionadas de modo a não esconder a visão dos jogadores e oficiais.

2.4. Linhas
As linhas deverão ser desenhadas na mesma cor (preferencialmente branca, com 5 cm de largura e claramente visíveis.

2.4.1. Linhas finais e laterais
A quadra de jogo será limitada por ambas as linhas finais (nos lados menores da quadra de jogo) e as linhas laterais (nos lados maiores da quadra de jogo). Estas linhas não fazem parte da quadra de jogo. A quadra de jogo deverá estar a pelo menos 2m de qualquer obstáculo incluindo os bancos das equipes.

2.4.2. Linha Central
A linha central é a linha desenhada na paralela das linhas finais partindo dos pontos médios das linhas laterais. Ela se estende por 15cm além de cada linha lateral.

2.4.3. Áreas de Lance Livre e Linhas de Lance Livre
Uma linha de lance livre será traçada paralelamente a cada linha final. Terá sua margem mais distante a 5,80m da margem interna da linha final, terá 3,60m de comprimento e seu ponto médio deverá estar na linha imaginária que liga os pontos médios das suas linhas finais. As áreas restritivas são áreas marcadas no piso da quadra, limitada pelas linhas finais, pelas linhas de lance livre e pelas linhas que partem das linhas finais, com suas margens externas a 3m dos pontos médios das mesmas e terminando nas margens externas da linha de lance livre. Estas linhas, excluindo as linhas finais, são parte da área restritiva. A parte interna das áreas restritivas podem ser pintadas mas terá que ser da mesma cor que a do círculo central. Áreas de lance livre são áreas restritivas prolongadas na quadra por semicírculo com raio de 1,80m, e centro no ponto médio da linha de lance livre. Semicírculo semelhantes serão traçados com linha interrompida no interior das áreas restritivas.


2.4.4. Círculo Central
O círculo central será marcado no centro da quadra e terá um raio de 1,80m . Esse raio será medido até a margem externa da circunferência. Se o interior do círculo central for pintado, ele será da mesma cor que das áreas restritivas

2.4.5. Áreas das Cestas de Campo de Três Pontos
A área de cesta de campo de três pontos de uma equipe deverá ser toda a área da quadra de jogo com exceção da área próxima da cesta de seus oponentes limitada e incluída por:
* Duas linhas paralelas saindo da linha final, 6,25m do ponto no piso diretamente perpendicular ao centro exato da cesta do oponente. A distância da margem interna ao ponto médio da linha final é de 1,575m.
* Um semicírculo de 6,25m da margem externa para o centro (o qual é o mesmo ponto como definido acima) o qual encontra as linhas paralelas.

2.4.6. Áreas dos Bancos das Equipes
As áreas dos bancos das equipes deverão ser marcadas do lado de fora da quadra, do mesmo lado da mesa de controle e os bancos das equipes, como segue: Cada área será limitada por uma linha prolongada a partir da linha final, com pelo menos 2m de comprimento, e por outra linha, também com pelo menos 2m de comprimento, traçada a 5m da linha central e perpendicular a linha lateral.

2.4.7. Posição da mesa de controle e banco/cadeiras de substitutos (Diagrama 4)
A seguinte disposição dos bancos das equipes e bancos/cadeiras dos substitutos é obrigatório para as principais competições

 Regras normas, medidas, calculos, lances, jogadas, e pontos a o falar de basquete você tem que se informa sobre isso tudo pois sem isso você não estaria ligado diretamente a esse jogo então esta aqui para vocês visitantes e fanaticos pelo o baquete tudo que você presisa saber para não errar e não perede nenhum lance por isso e so ler e se ligar.

Tópico:
Objeto:
Medida:
Referência
Ginasio
Teto
Objetos Extra-Jogo:
7m
2m
do chão
da quadra
Quadra(geral)
Comprimento
Largura
Linhas
Circulo Central
28m
15m
5cm
3,6cm



de diâmetro
Tabela
Altura
Comprimento(altura)
Largura
Espessura
Linhas
2,90m
1,05m
1,80m
5cm
5cm
do chão




Quadrado menor(tabela)
Altura
Largura
Distância da base da tabela
45cm
50cm
15cm



Aro-Cesto
Altura
Altura
Diâmetro
Espessura
Distância
3,05m
15cm
45cm
de 17mm a 20mm
15cm
do chão
da base da tabela



Garrafão
Comprimento
Base(linha final)
Linha do lance livre
Semicírculo(area lance livre)
5,8m
6,0m
3,6m
1,80m
da base à linha de lance livre


de diâmetro
Para todos aqueles que querem se informação geral sobre cada estratégia e lances no basquete veja aqui:
Sua duvida sobre o basquete termina aqui a Raça Black te explica tudo e o que e:

Airball

É um nome elegante para aquele arremesso patético que não chega nem a tocar o aro. 

Ala

Jogador que faz os arremessos de média e longa distância. É normalmente aquele que faz mais pontos, juntamente com o pivô. 

Armador

Esse é o jogador que dirige o time e é quem fica mais tempo com a bola nas mãos; é o armador que passa as ordens do treinador para o time, além de organizar jogadas ofensivas e realizar os contra-ataques.
 

Assistência

É o passe que possibilita a seu companheiro de equipe fazer a cesta. Na maior parte das vezes, este passe é dado pelo armador, por sua posição e característica de jogo. 

Bandeja

É a ação de ataque que permite que o jogador dê 2 passos sem bater bola dentro do garrafão. Tem esse nome pois o atleta leva a bola como se estivesse segurando uma bandeja. 

"Deu Bico"

Arremesso que bate no aro. Um pouquinho melhor que o "airball", mas ainda não é o ideal...

Bola Presa
Ocorre quando dois jogadores pegam a bola ao mesmo tempo, e nenhum deles está disposto a soltá-la. 

Sigla da Confederação Brasileira de Basquete. 

Arremesso que vale 2 pontos. 

Cesta de três

Arremesso que vale 3 pontos e que tem de ser executado antes da linha do três, que fica a 6,25m da tabela. Na NBA essa distância é de 7,24m. 


Jogador com maior número de pontos anotados em uma partida. 

Dá-se quando a bola resolve deixar todo mundo aflito no ginásio e resolve ficar rodando no aro antes de entrar (ou não entrar) na cesta. 

Arremesso que entra direto na cesta. Sem choro, sem tocar o aro. Se você já teve o prazer de um arremesso tão emocionante, você sabe por que tem esse nome.

Ocorre quando um jogador coloca-se à frente de um adversário impedindo que este marque um companheiro de sua equipe. 

Jogada em que o atleta toca ou até se agarra ao aro depois de "enfiar" a bola na cesta. A enterrada tem um efeito psicológico muito interessante: este lance pode destruir ou levantar o moral de uma equipe. 

Lance em que o jogador, de costas ou de lado para a cesta, arremessa a bola por cima da cabeça com o braço em forma de "gancho". 

Procure algo parecido com uma garrafa no desenho da quadra. Achou? Se sim, você está vendo coisas demais. Na verdade o garrafão não parece nada com uma garrafa, ele é uma zona da quadra, em forma de trapézio com um círculo na ponta, localizada dentro da linha dos três pontos.

Jogada individual em que o atleta tenta superar a marcação adversária e fazer a cesta. 

Arremesso que vale um ponto. São concedidos dois lances livres para aquele jogador que sofrer falta durante um arremesso de quadra, e três para aquele que estiver tentado uma cesta de três. O lance livre é cobrado da linha que divide a cabeça do garrafão. 

Também conhecida como homem-a-homem, este tipo de marcação faz com que cada jogador de uma equipe marque especificamente um dos jogadores adversários, com ou sem a bola. É o único tipo de marcação permitido na NBA. 

Este tipo de marcação faz com que um jogador seja responsável por uma certa área da quadra. Esta prática é proibida na NBA. 

É o coitadinho que tem o dever de anotar tudo que acontece na partida: quem fez o ponto, quem cometeu a falta, quem pediu tempo...TUDO. O duro é entender as mímicas do juiz... 

Sigla em inglês para "Most Valuable Player" (Jogador Mais Valioso), é o título dado ao melhor jogador da temporada da NBA. 

National Basketball Association (Associação de Basquete Nacional). Entenda-se Associação NORTE-AMERICANA de Basquete. É o melhor, mais bem organizado, mais assistido e mais importante campeonato do mundo. É também aquele que movimenta mais dinheiro. 

Um jogador joga a bola para o alto e perto da cesta. Um outro jogador da mesma equipe pega a bola (no ar) e enterra. É lindo! 

É o jogador mais alto da equipe. Sua função é bloquear, pegar os rebotes e marcar pontos em cestas de curta distância.

Recuperação de uma bola que não entrou na cesta. Pode ser tanto no ataque quanto na defesa.

 Ocorre quando um jogador rouba a bola do adversário e inicia um ataque.

Leve toque na bola. Pode ser quando a bola estiver chorando, ou num rebote, etc. 

É aquele intervalozinho solicitado quando o técnico estressa com a equipe ou quando quer combinar alguma jogada ensaiada. Lógico que não se pode pedir tempos indiscriminadamente. Cada campeonato tem o seu limite. 

Bloqueio de um arremesso adversário. Esta jogada só é válida se ocorrer quando a bola estiver na ascendente (subindo). Caso contrário, os pontos do arremesso serão computados para a equipe que arremessou. 

É equivalente à NBA, só que com mulheres jogando (W = Women, mulheres, em inglês). 

Área da quadra situada nas laterais mais próximas à tabela. É "morta" pois o ângulo de visão do arremessador fica muito restrito.






A Quadra de Basquete.
A quadra de basquete deve ser retangular, plana, sólida e livre de obstáculos.

De acordo com as novas regras da FIBA, seu comprimento deve ser de 28m e a largura de 15, sendo que as linhas limítrofes não fasem parte da quadra de jogo. Estas dimensões são obrigatórias para campeonatos internacionais, para as outras competições, a entidade responsável poderá autorizar jogos em quadras com a medida antiga, de 26m por 14.

Todas as linhas da quadra deverão possuir 5cm de largura e todas de uma mesma cor, preferencialmente branca.

Paralelo às linhas de fundo, exatamente no centro da quadra, deverá ser traçada a linha central. A partir de seu centro deverá ser desenhado um círculo de 1,80m de raio. O círculo pode ser de cor diferente da quadra, porém, se pintado, deve ser da mesma cor dos “garrafões”.

Para e delimitar a zona de cesta de três pontos deve-se fazer o seguinte: Traçar uma linha imaginária, partindo do ponto central do aro e paralela a linha de fundo, de 6,25m para cada lado. Perpendicularmente a linha de fundo, deve-se traçar uma linha reta até a distancia desta linha imaginária. A partir daí a linha de três pontos deve ser equidistante ao centro do aro, a uma distância de 6,25m.

Para desenhar o “garrafão”, deve-se fazer o seguinte: Achar o ponto médio da linha final, marcar 3m para cada lado. Traçar uma linha imaginária, a partir do ponto médio, até uma distância de 5,8m, este será o ponto central da linha de lance-livre, que deve ter 3,6m de comprimento, deve-se ligar as bordas da linha de lance-livre até os pontos a 3m do centro da linha final com uma linha diagonal. A circunferência ao redor da linha de lance-livre tem 1,8m de raio, e a parte no interior do garrafão deve ser pontilhada.
A tabela.

A tabela deve ser construída em peça única e ser, preferencialmente, transparente, feita de vidro temperado. Caso não seja transparente, deve ser pintada de branco.
As linhas deverão ter 5 cm e devem ser pintadas de branco, caso a tabela seja transparente; ou de preto, nos outros casos; e devem ter as medidas indicadas acima.
Elas devem estar colocadas a 1,20m de distância da linha final e a 2,9m de altura.
O aro.
Os aros deverão ser constituídos de ferro sólido, com diâmetro interior de 45 cm, pintados na cor laranja. O metal dos aros será de 20 mm de diâmetro, com a adição de pequenos ganchos, na parte inferior, ou outro dispositivo semelhante, para fixar a rede. As redes deverão ficar solidamente fixadas às tabelas, num plano horizontal, na altura de 3, 05 do piso e eqüidistante das bordas verticais da tabela. O ponto mais próximo da borda interior dos aros deverá estar à 15 cm da superfície da tabela.
Bola – Material, Tamanho e Peso
A Bola deverá ser esférica, feita com uma superfície externa de couro, borracha ou material sintético, não devendo ter menos de 74,9 cm e mais de 78 cm de circunferência; não deverá pesar menos de 567 gr nem mais de 650 gr. Será inflada a uma pressão tal que, quando deixada cair no piso do jogo, de uma altura de aproximadamente 1,80 m — medida da parte inferior da bola — ressalte a uma altura, tomada de sua parte superior, não menor de 1,20 m, aproximadamente, não maior de 1,40 m, aproximadamente.


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