A RELAÇÃO ENTRE A TELEVISÃO E O VOLEIBOL NO ESTABELECIMENTO DE SUAS REGRAS

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A RELAÇÃO ENTRE A
TELEVISÃO E O VOLEIBOL
NO ESTABELECIMENTO DE
SUAS REGRAS
n Fabiano Antonio dos Santos1, Neusa Maria Domingues
O que antes era inimaginável, atualmente tornou-se realidade.
Conversar com pessoas do outro lado do mundo, ir
ao espaço, ou até mesmo voar são conquistas humanas que
necessitaram de um grande acúmulo de conhecimentos adquiridos
ao longo da história.
Quais seriam estas conquistas? Você poderia localizá-las na
história? Quais destas conquistas tornaram-se amplamente
divulgadas, e quais permaneceram inacessíveis à população
em geral? De que forma este acúmulo de conhecimento
contribui para o desenvolvimento da humanidade? E,
em que ela atravancou o desenvolvimento social do
ser humano? Onde a televisão entra neste processo
de inovações? Em que ela auxilia e influencia a
conduta cultural humana em suas práticas,
especificamente, na do voleibol?
1Colégio Estadual Padre João Wilinski. Curitiba - PR
2Colégio Estadual Soldado Constantino Marochi -
Santa Cruz de Monte Castelo - PR
34 Esporte
Ensino Médio
O “boom” tecnológico
Não poderíamos deixar de comentar a importância que a tecnologia
apresentou para as melhorias das condições de vida no último século.
Hobsbawm (1995) traz uma importante visão das transformações
tecnológicas provindas do avanço da sociedade capitalista. Podemos
enumerar algumas das vantagens que a tecnologia oferece para nós,
que vivemos no século XXI: facilidade na comunicação, possibilidade
de dar a volta ao mundo em poucas horas, viver em conexão direta
com o mundo, recebendo informações instantâneas, enfim, seriam
inúmeras as questões que poderíamos citar aqui como vantagens para
nossas vidas atualmente.
O autor citado continua alertando para o avanço da tecnologia,
principalmente a partir da primeira metade do século XX.

“O mundo estava repleto de uma tecnologia revolucionária em avanço
constante, baseada em triunfos da ciência natural previsíveis em 1914, mas
que na época mal haviam começado e cuja conseqüência política mais impressionante
talvez fosse a revolução nos transportes e nas comunicações,
que praticamente anulou o tempo e a distância.” (HOBSBAWM, 1995, p. 22)
A “Era de Ouro” constitui um período que, segundo Hobsbawm,
significou um avanço ligado ao atraso. Isso mesmo, duas coisas juntas,
porém com intensidade e intenções diferenciadas. Logo após a Segunda
Guerra Mundial (1945), os Estados Unidos atravessavam um momento
fantástico em sua economia, tudo graças ao triunfo na guerra.
Por outro lado, países europeus, muito arrasados, ou em franca decadência,
tentavam se reerguer, principalmente, para se equiparar à economia
norte americana. Configurou-se uma disputa intensificada nos
dois anos seguintes, ao fim da 2ª Guerra Mundial, que apresentava
duas potências confrontando-se em diferentes projetos de sociedade,
antagônicos em suas finalidades sociais e políticas: Estados Unidos X
União Soviética.
Os Estados Unidos tentavam conter o avanço econômico, militar e
territorial do regime comunista adotado pela União Soviética e países
de sua área de influência. O período compreendido entre 1945 e 1947
serviu como preparação para a Guerra Fria, ou seja, movimentos políticos
e militares e produção de tecnologia de guerra foram utilizados
para a contenção da expansão das áreas de influências de cada superpotência.
Uma questão importante, e que nos diz respeito mais especificamente,
refere-se às formas de “competição” estabelecidas entre as duas
superpotências, e seus respectivos aliados. O esporte foi uma destas
formas, figurando num importante elemento de disputa, na tentati-
A Guerra Fria foi a designação
atribuída ao conflito
político-ideológico entre os
Estados Unidos (EUA), defensores
do capitalismo, e a
União Soviética (URSS), defensora
do socialismo, compreendendo
o período entre
o final da Segunda Guerra
Mundial (1945) e a extinção
da União Soviética (1991).
É chamada “fria” porque não
houve qualquer combate físico,
embora o mundo todo
temesse a vinda de um novo
conflito mundial por se tratar
de duas superpotências
com grande arsenal de armas
nucleares. Norte-americanos
e soviéticos travaram
uma luta ideológica, política
e econômica durante esse
período. Se um governo socialista
fosse implantado em
algum país do Terceiro Mundo,
o governo norte-americano
via aí logo uma ameaça
aos seus interesses; se
um movimento popular combatesse
um governo alinhado
aos EUA, logo receberia
apoio soviético. (Disponível
em
wiki/Guerra_Fria>. Acesso
em: 12 nov. 2007)
A relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras 35
Educação Física
va de superação de um país sobre o outro, principalmente nos jogos
olímpicos.
A constante batalha, entre os países capitalistas e os chamados comunistas,
durou décadas, mas apesar de todas as conseqüências econômicas,
sociais e políticas da Guerra Fria, algumas inovações tecnológicas
ocorreram e foram aprimoradas.
Com o fim da Guerra Fria e a expansão territorial do mundo capitalista,
o comércio reativou atividades e tornou-se um fator decisivo na
distribuição e divulgação dos novos bens de consumo.
PARA VOCÊ PENSAR
Se refletirmos sobre a tecnologia e suas possibilidades para o desenvolvimento da humanidade, você
poderá verificar a existência de graves contradições, inerentes ao modelo de produção capitalista.
Um exemplo desta contradição pode ser buscado na produção dos alimentos. Hoje, o homem produz
para quase o dobro da população do globo terrestre, no entanto, o número de miseráveis cresce ainda
mais, justamente com a fome. Identificar as causas destas contradições significa analisar, além da tecnologia,
qual sua utilidade e objetivos.
Como as imagens de uma partida de voleibol
chegam até nossas casas pela TV
A facilidade que os meios de comunicação têm para levar informação
ao mundo é decorrente de grandes descobertas. Como é possível que você
assista a uma partida de voleibol ao vivo, ocorra ela em qualquer parte
do mundo? Sabe qual é o processo de transmissão das imagens?
As partidas de voleibol são transmitidas, via satélite, através das micro-
ondas que se propagam na camada ionosférica da atmosfera, onde
os sinais transmitidos sofrem menos interferências. Os canais abertos,
ou pagos de TV, usam antenas com comprimentos de onda da ordem
de centímetros, sendo necessário, para a captação do sinal das microondas,
o formato de parábolas vindas de satélites artificiais.
Os satélites artificiais são equipamentos colocados, por meio de foguetes,
em uma órbita elíptica, tendo, como um dos focos, o centro da
Terra. Os primeiros satélites postos em órbita foram o Sputnik I (4 out.
1957) e o Sputnik II (3 nov. 1957), lançados pelos soviéticos, e seguidos
pelo Explorer I (31 jan. 1958), lançado pelos norte-americanos.

Como você já deve estar imaginando, em meio a todas essas inovações
tecnológicas provenientes do período de disputas políticas e
econômicas, os meios de comunicação tiveram papel decisivo, principalmente
por cumprir a função de intermediários na divulgação de
novos produtos, e na criação da idéia de consumo. Para que você tenha
uma idéia da grandeza do boom tecnológico, veja o Folhas “Nós
da rede”, no Livro Didático Público de Geografia.
36 Esporte
Ensino Médio
Os satélites são de grande importância para o mundo atual, sendo
que somente os países desenvolvidos dominam a tecnologia de seus
lançamentos. A maioria dos meios de comunicação utiliza os satélites
como meio de propagação de sinais de rádio e televisão. As ondas eletromagnéticas
são provenientes de uma estação geradora e lançadas
para a órbita da terra, onde são recebidas por um satélite. Este, por
sua vez, retransmite o sinal para uma segunda estação na terra, chamada
receptora, muitas vezes, a milhares de quilômetros de distância
da primeira.
Estas inovações tecnológicas contribuíram muito para o que alguns
historiadores chamaram de uma nova era. A televisão, ao levar as imagens
instantaneamente a grandes distâncias, combina com os interesses
do modo de produção capitalista, baseado no lucro, no consumo
e na acumulação de capital.
Mas você sabe o que são ondas magnéticas?
Em 1865, o físico escocês Maxwell (1831-1879), apresentou quatro
equações, conhecidas como ”Equações de Maxwell”. Essas equações
produziam a unificação de tudo que era conhecido sobre eletricidade
e óptica.
A partir dessas equações, Maxwell previu a existência das ondas
eletromagnéticas, imaginando que elas combinavam tanto os campos
elétricos como os campos magnéticos. Uma onda eletromagnética consiste
de duas ondas: uma elétrica e outra magnética. As duas ondas oscilam
perpendicularmente, uma em relação à outra, na mesma direção
de propagação.
n www.harmoniccicle.com
A relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras 37
Educação Física
Televisão: um meio de comunicação de massa
Ao referirmo-nos aos meios de comunicação de massa, é importante
saber que estamos tratando daquelas formas mais populares de
divulgação das informações. A televisão, em especial, tornou-se um
meio de comunicação de massa a partir do momento que o domínio
da nova tecnologia possibilitou à maioria das pessoas acesso aos
aparelhos de TV.

Experimente encher uma banheira ou uma bacia. Com a mão, empurre
a água para cima e para baixo. Da mesma maneira uma carga
elétrica em movimento cria uma onda eletromagnética, conforme figura
abaixo:
Polarização circular para a esquerda
Polarização circular para a direita
No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas têm a velocidade da luz,
ou seja, 300 mil quilômetros por segundo.
As ondas eletromagnéticas são classificadas segundo a sua freqüência
e comprimento de onda em: ondas de rádio, microondas, infra
vermelho, luz visível, raios ultra violetas, raios x e raios gama. Esse
conjunto de ondas constitui o que chamamos de espetro de onda eletromagnética.
38 Esporte
Ensino Médio
A televisão é uma destas formas de transmissão que atinge grande
parte dos lares brasileiros, divulgando uma série de informações ideologicamente
determinadas por seus programadores e/ou patrocinadores.
Existe, por trás destas escolhas, uma série de critérios, que visam
atingir às exigências de telespectadores e patrocinadores, além de interesses
políticos e ideológicos como você pôde discutir, anteriormente,
quanto à utilização do esporte para a disputa hegemônica entre Estados
Unidos e União Soviética.
Nessa adequação da programação a ser exibida, o esporte ocupa local
central, por vários fatores que contribuem aos objetivos da televisão.
Que objetivos seriam estes? Por que o voleibol ocupa local de destaque?
O que teria de proximidades com tais objetivos?
A mídia televisiva diversifica suas programações, objetivando adquirir
sempre maior público. Para isso, cada emissora de televisão procura
transformar as transmissões esportivas em atrações que beiram ao espetáculo.
Um exemplo disso é a transmissão das Olimpíadas e da Copa
do Mundo.
Estes eventos esportivos apresentam o confronto de culturas, com
atletas de diversas partes do universo, representando um momento especial
marcado por cores, movimentos, músicas, enfim, um prato cheio
para o espetáculo, não acha?
Essa forma moderna de transmissão tem feito o telespectador ter a
impressão de estar acompanhando o espetáculo no local onde está sendo
realizado, dada a gama de possibilidades de visualização dos lances,
sendo que, às vezes, em melhores condições do que aqueles que
estão no local.
A televisão destina, ao esporte, horários diversificados de transmissão,
procurando atender, quase sempre, a lógica mercadológica imposA
relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras 39
Educação Física
ta às transmissões. Essas transmissões compõem um quadro de programação,
em que existem infinidades de atrações, desde filmes até
telenovelas.
Se observar a qualidade dessas transmissões, você verá que a televisão
tem como aspecto principal a informação já bastante simplificada.
Isso significa reportagens curtas, de fácil entendimento, e que proporcionem
ao público uma sensação de agradabilidade ao assistir. Mas o
que essas características têm em comum com o esporte em geral e, especificamente,
com o voleibol?
Vejamos: a programação da televisão não deve ser maçante ou entediante.
Deve proporcionar ao público novas emoções e sensações a
todo instante. O voleibol, assim como qualquer esporte, não possui enredo
pré-definido, ou seja, não se sabe qual será o desenvolvimento
completo do jogo (ainda que os resultados possam ser manipulados,
mas aí só se saberia a priori o resultado dos acontecimentos por um
pequeno grupo de “interessados”). Isso já atinge o objetivo voltado para
a criação de novas sensações a todo momento, uma espécie de imprevisibilidade.
Outra questão interessante, que você pode perceber no voleibol e
atinge as perspectivas da televisão, é a previsibilidade de tempo do jogo.
Perceba na programação da televisão, tudo tem tempo estipulado,
devendo seguir as determinações. Neste sentido, esportes que possuam
uma previsibilidade são interessantes para a televisão. Já imaginou
uma partida de tênis? Chega a durar 4 horas, como ficariam os quadros
de programação geral da emissora?
Aqui inserimos apenas alguns comentários, que levem você a pensar
conosco sobre este mundo, complexo, dirigido por um forte jogo
de interesses que chega a determinar as regras do esporte, sem que os
torcedores possam opinar.
Você se lembra de como eram as antigas regras do voleibol? Faça a
comparação com as regras atuais, e acompanhe os reais interesses por
trás das modificações.
1. Consulte, nos meios de comunicação (jornal, rádio e televisão), a grade horária da programação e observe
o percentual que cada emissora destina ao esporte. Em seguida, some o resultado total de todos
os meios de comunicação que encontrou, transforme em minutos. Pesquise ainda quanto tempo
custa um minuto de propaganda na televisão.
Depois reflita e responda: por que tanto tempo é destinado ao esporte? Terá esse fato alguma relação
com os problemas sociais que o nosso país possui? Que papel teria o esporte neste contexto?
O de propaganda comercial ou ideológica?
PESQUISA
n Foto: IconeAudiovisual
40 Esporte
Ensino Médio
n www.sxc.hu
Voleibol à moda antiga
A principal característica do voleibol praticado
antes das principais modificações de suas
regras era sua dinamicidade. As partidas eram
muito demoradas, o que ocasionava, ao esporte,
uma certa dificuldade de expansão, já que
sua popularidade dependia também de sua espetacularização
através de um maior dinamismo.
As regras deste esporte modificaram-se
com o passar dos anos, refletindo inclusive às
necessidades de seus participantes, bem como
do conjunto da sociedade. A seguir, acompanhe
atento algumas regras que vigoraram por muito tempo no voleibol
e que atingiram os objetivos, de acordo com as necessidades da
época.
O sistema de vantagens aplicado ao voleibol era o principal problema
aos interesses da televisão. O ponto era marcado somente quando
a equipe recuperasse a vantagem e, logo em seguida, confirmasse
a vantagem adquirida. Se você perceber, isso se tornava um grande
problema, pois partidas chegavam a durar de 3 a 4 horas.
Outra característica importante da constituição das regras neste momento
é a possibilidade de tocar a bola com outras partes do corpo.
Era permitido o contato com partes do corpo que fossem acima
da cintura.
O local destinado para o saque era restrito, a um espaço pré-estipulado,
não sendo possível sua transposição.
No saque, antes de 1984, era possível o seu bloqueio, sendo extinto
já a partir das olimpíadas realizadas naquele ano em Los Angeles.
Para a chamada recepção da primeira bola, não era permitido o
contato com as mãos separadas umas das outras, caracterizando 2
toques.
O saque, ao tocar a rede, era imediatamente anulado, dando a vantagem
à equipe adversária.

2. Exponha as informações em edital escolar ou elabore um painel.
3. Liste os atletas que você se lembra de já terem feito comerciais anunciando algum produto na televisão.
Depois, comente qual sua opinião a este respeito.
ATIVIDADE
A relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras 41
Educação Física
Este conjunto de regras sofreu transformações que possibilitaram
ao jogo uma maior dinamicidade e previsão temporal. Isso teve, na mídia,
uma grande aliada.
A transição: o papel da mídia
O voleibol teve a oportunidade de ampliar sua “popularidade” por
meio da espetacularização efetuada na televisão, e, com isso, divulgar
os produtos dos novos patrocinadores que começavam a se interessar
pelo esporte.

Vale questionar alguns pontos controversos a respeito da popularização
do voleibol como segundo esporte mais praticado no Brasil: como
explicar o fato de que alguns jogadores se mantêm por vários anos jogando
pela seleção? Se este esporte é tão praticado em nosso país, não
haveria outros jogadores de talento para renovar o time da seleção? O
que contribui para essa lenta renovação?
De outra perspectiva, como explicar a pouca expressividade de nosso
país nas olimpíadas? Será mesmo a falta de incentivo ao esporte? Como
explicar um país como Cuba, arrasado pelos embargos econômicos
impostos pelos Estados Unidos, ser superior ao Brasil no quadro de medalhas
em uma olimpíada e ainda, mais recentemente, em julho de 2007,
foi segundo colocado nos XV Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio
de Janeiro?
Mas voltemos à nossa intenção principal: analisar a mídia como elemento
importante na transição do voleibol a um formato voltado ao espetáculo.
Retomemos as discussões com estes quadros:
“De forma mais elaborada, Diniz e Cesar, da agência de publicidade Tops Sports Ventures, afirmam
que o Voleibol apresenta uma situação estratégica para um esporte que tem a pretensão de inserir-se
no campo dos negócios. Eles apontam (...) “atraentes” características básicas da modalidade. São elas:
a “popularidade, garantindo público consumidor”, a “adaptabilidade à transmissões televisivas”, e a “estrutura
do esporte organizada”. (DINIZ e CÉSAR citado por MARCHI JR., 2001)
42 Esporte
Ensino Médio
“A mediação efetuada pela câmera televisiva construiu uma nova modalidade
de consumo para o grande público: o esporte espetáculo.”
(Betti, 2002, p. 29.)
Nos textos acima, alguns termos são importantes para entendermos
o processo de transição do esporte transformado em espetáculo
por meio das mudanças de suas regras para “garantir o público consumidor”.
Em que termos a popularidade do voleibol o levou a garantir um público que consumisse seus produtos?
debate
Para que o negócio fosse completo, havia a necessidade de organizar o esporte, a partir de
campeonatos e eventos, cuja finalidade era colocar o voleibol no mercado como espetáculo
rentável para os investidores e agradável, dinâmico aos espectadores.
Assim, o voleibol seguia suas transformações, atendendo às perspectivas do mercado e às exigências
de ampliação e retorno financeiro.
A partir das relações entre os clubes, confederações e organizadores de torneios vinculados
aos interesses das emissoras de TV, o voleibol se transformou em esporte espetáculo, cujo objetivo
tem por trás da diversão, e simples competição, o incentivo ao consumo de grandes marcas
esportivas, produtos variados, formas e estilos de vida, modismos e idéias.
Nesse contexto, o voleibol, com a ajuda da televisão e o interesse de outros agentes envolvidos
(dirigentes, técnicos, jogadores, etc.) passou de um esporte pouco conhecido, voltado para
as classes mais abastadas, a um esporte “popular”, conhecido e praticado por pessoas de todas
as classes sociais e de todas as regiões do Brasil. Tornou-se um empreendimento, marca registrada
que rende milhões anualmente.
1. Assistir a gravação de uma partida de voleibol, ou cenas do jogo, disputado com as regras anteriores.
(Ex.: Final masculina nas Olimpíadas de 1992). Em seguida, propor um debate comparando as
diferentes regras e discutir o por quê das mudanças;
2. Que tal organizar uma proposta de voleibol à moda antiga? Aqui você poderá seguir as primeiras regras,
com as quais uma partida terminava em apenas 15 pontos, além do uso da “vantagem”. Como
a proposta é que o jogo seja o mais popular possível, a rede poderá ser ajustada a uma altura
menor, bem como a quadra poderá ser em tamanho a sua escolha. As regras poderão ser flexíveis.
Como exemplo, poderia ser permitido o toque na rede, desde que não atrapalhasse a jogada do time
oponente. A proposta é que se organize um festival, e isso pede música, acrobacia, invenção
de novas maneiras de jogar, novos movimentos que podem ser realizados no voleibol, e até a invenção
de novas regras.
AT IVIDAD E
A relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras 43
Educação Física
O voleibol sob uma nova roupagem
Quando compramos uma nova roupa significa que aquela que tínhamos
não nos serve mais, ou simplesmente, queremos inovar nosso
vestuário. Quando tratamos da roupagem do voleibol, essa analogia
torna-se um pouco mais complexa, porém, segue a mesma lógica.
Se há uma nova roupagem, é porque a antiga foi substituída por não
servir mais, ou porque se fez necessário uma inovação?
A trajetória do voleibol realmente tomou novos rumos quando foram
iniciadas as parcerias com empresas. Uma nova roupagem foi elaborada,
iniciaram-se as associações esportivas que proporcionam uma
nova caminhada para essa modalidade esportiva.
De acordo com essa nova realidade, muitas mudanças aconteceram
no contexto do voleibol. Os dirigentes trabalharam sob novas perspectivas,
obtendo novas visões sob a forma de dirigir suas equipes em
comparação aos primeiros campeonatos brasileiros. Fica evidente que
a estrutura profissionalizante do voleibol não se estruturou de imediato,
mas a maioria dos clubes se esforçou para isso. A criação do voleibol
como forma de lazer dá lugar ao negócio, os empresários enxergam
neste esporte possibilidades da divulgação de seus produtos.
A década de 80 foi primordial nessa passagem do voleibol ao mundo
dos negócios. É o período de grandes contratos publicitários e da
grande cobertura da mídia, assim como, de grandes premiações nos
torneios internacionais. Foi uma época de adequação ao formato televisivo
(MARCHI JR., 2001).
No conjunto das adequações, o tempo de partida deveria ser diminuído,
para compor, de forma previsível, a programação da televisão.
44 Esporte
Assim foi introduzido um novo sistema de
pontuação, no qual a vantagem é eliminada
e passa a prevalecer a pontuação direta,
ou seja, no sistema único de “tie-break”. As
partidas teriam um maior número de pontos
para que não terminassem tão rapidamente.
Subiu para 25 o número de pontos
necessários para a vitória de um “set”.
O voleibol foi, então, adequado à previsibilidade
de tempo de partida, condição
para tornar-se espetáculo televisivo. Isso
não aconteceu ainda com o tênis, por
exemplo! É freqüente a exibição de partidas de tênis em TV “aberta”?
O tênis é um típico esporte que não interessa à televisão, por não possuir
uma previsibilidade, o tempo pode variar de uma, até quatro horas.
Cabe um questionamento sobre a divisão existente entre televisão
aberta e a televisão fechada. Você saberia dizer qual o motivo desta divisão?
Quem pode hoje, no país, ter em suas casas a televisão fechada
(paga)? É evidente que o processo de elitização não ocorre somente no
esporte de modo geral, ocorre principalmente na sociedade como um
todo. O acesso às televisões fechadas é restrito àqueles que podem pagar
por este entretenimento. Aos demais, resta a TV aberta e suas ofertas
de diversão massificadas.
Outra exigência para que a espetacularização do voleibol se efetivasse,
foi a necessidade de evolução técnica e tática dos jogadores, para
que a bola não caísse rapidamente e a partida terminasse em pouco
tempo. As regras neste momento foram alteradas com o objetivo de
ajustar o jogo, de forma que o espetáculo fosse mais “belo” e suficientemente
duradouro aos olhos do telespectador.
Ainda atendendo as necessidades de espetacularizar o voleibol,
houve a inserção de bola colorida. Isso objetivava tanto facilitar a marcação
do árbitro quanto a visualização e o acompanhamento do telespectador.
Outra alteração significativa, inserida para impor uma forma ainda
mais espetacularizada, e que mexeu de forma direta no tempo de bola
em jogo, foi a criação de um jogador com função específica, defender.
O líbero foi criado para que a bola não tocasse o chão com tanta
facilidade.
Com as novas regras, o saque pode tocar a fita, aumentando a expectativa.
O técnico teve sua área ampliada para toda a extensão de
seu lado da quadra, o que aumentou a interatividade entre público,
técnico e jogadores.
A relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras 45
Educação Física
1. Agora, organize um novo festival de voleibol em sua aula de Educação Física, mas, desta vez, seguindo
a regra atual. Depois, elabore um relatório em seu caderno observando as seguintes questões:
a) Quanto tempo durou a aula?
b) Que dificuldade foi encontrada durante o jogo?
c) Quais foram as principais semelhanças e as principais diferenças da partida com as regras “antigas”,
e da partida com as “novas” regras?
AT IVIDAD E
O tempo destinado às equipes também sofreu alterações. O motivo
pelo qual foi instituído o chamado tempo “técnico”, no oitavo e décimo
sexto ponto, foi oportunizar o anúncio dos produtos dos patrocinadores
para que possam vender suas imagens ao grande público. Essa
alteração, provavelmente, tenha passado despercebida ao conjunto
de espectadores, porém coloca, de maneira definitiva, o voleibol como
um negócio muito interessante para os diversos investidores.
Assim, não houve uma preocupação com o esporte em si. Os capitalistas,
donos dos meios de comunicação, imprimiram as novas regras
ao voleibol para torná-lo mercadoria, de acordo com a exigência
do mercado, sem levar em conta as opiniões dos espectadores, e muito
menos dos antigos e atuais praticantes.
2. Utilizando-se das anotações do festival com as antigas regras, promova uma discussão em mesa
redonda comparando as observações feitas entre os dois festivais. Você pode discutir, entre outras
questões: quais regras facilitam mais o jogo? No que o jogo ficou mais dinâmico? Por quê?
debate
A importância da crítica que estabelecemos aqui recai na análise
que você pode fazer do voleibol como fenômeno social, e, como estabelecemos
em todo o texto, vale não só para o esporte, mas para toda a
sociedade. Reflita sobre todas essas questões, e retire daqui aquelas que
o deixaram mais intrigado. Vá em busca de novos questionamentos, de
soluções para as dúvidas que este texto deixou. Fica o desafio.
46 Esporte
Ensino Médio
Referências Bibliográficas:
BORDIEU, P. Sobre a televisão. Tradução. Maria Lucia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zarar, 1997.
CHESMAM, C.; ANDRÉ, C.; MACEDO, A. Física moderna: experimental e aplicada. São Paulo: Livraria
da física, 2004.
Confederação Brasileira de Voleibol, Regras oficiais de voleibol. Rio de Janeiro: Ed.Sprint, 2005.
CRUZ, G. de C. Classe especial e regular no contexto da educação física: segregar ou integrar?
Londrina: UEL, 1997.
HOBSBAWN, E. A era dos extremos: O breve século XX: 1914-1991. Tradução Marcos Santarrita.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MARCHI J. W. “Sacando” o voleibol: do amadorismo à espetacularização da modalidade no Brasil
(1970 - 2000). 2001. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade
de Educação Física, Campinas, São Paulo, 2001.
Regras oficiais de voleibol 1995 -1997. Rio de Janeiro: Sprint, s/d.
Documentos consultados online:
www.diaadiaeducacao/educacaofisica/esportes Acesso em: 20 ago. 2005.
www.trabajadores.co.cu/.../ noticias/28/color.htm Acesso em: 08 nov. 2005.
www.vivercidades.org.br/publique/media/energiasolar1.jpg Acesso em: 08 nov. 2005.

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