medidas antropométricas

Índice Cintura Quadril (ICQ)
Criado em Seg, 11/02/2008 17h53
Seja a primeira a comentar
O ICQ (índice cintura/quadril) é utilizado para relacionar a gordura localizada na região abdominal e no quadril.
Algumas pessoas têm "forma de maçã", pois possuem mais gordura na região abdominal, enquanto outras têm "forma de pêra", pois apresentam mais gordura no quadril. Alguns estudos demonstram que pessoas com "forma de maçã" têm mais risco de desenvolver doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares.
A fórmula para calcular esse índice é:
ICQ = perímetro cintura (cm)/perímetro quadril (cm)
Um resultado superior a 1 para homens ou 0,8 para mulheres indica que há excesso de gordura abdominal e isso pode representar risco à saúde, como as doenças coronarianas.O que a circunferência abdominal pode revelar

* Cláudio Bandeira
* 04.13.09
* Saúde, circunfência abdominal, obesidade
* No Comments
*

A fita métrica virou uma ferramenta indispensável no exame clínico da obesidade, pois a medida da circunferência abdominal (CA) vem mostrando ser um índice fiel para detectar o risco de doenças associadas à obesidade, como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e diabetes.

“Nesse sentido, a obesidade do tipo ‘maçã’, aquela que confere um aspecto de tonel ao corpo, com braços e pernas desproporcionalmente magros para um determinado tronco confere um risco muito maior a um quadro de obesidade”, observa a endocrinologista Ellen Paiva.

A CA é medida no nível do umbigo (cicatriz umbilical), ou ao nível da cintura propriamente dita. “Consideramos elevada a CA maior do que 80cm nas mulheres e 90cm nos homens brasileiros. Acima desses valores, encontramos os quadros da chamada síndrome metabólica, estreitamente ligada à resistência à ação da insulina e o pré-diabetes e o diabetes propriamente ditos”, explica a médica.

“Através de instrumentos chamados plicômetros ou adipômetros, medimos a gordura subcutânea. As medidas realizadas com esses aparelhos são úteis quando o IMC é abaixo de 30mg/m². Nos pacientes obesos, ou seja, quando o IMC é maior do que 30, essa medida se torna muito pouco precisa”, afirma

O método é muito utilizado em academias de ginástica, clínicas médicas e hospitais. Quando realizado com um bom preparo do paciente, ele oferece a medida da proporção da gordura corporal e de massa magra. Dentro da massa magra ainda se pode saber o volume de água corporal.

“Para que tenhamos medidas precisas, o paciente deve estar bem hidratado, evitar diuréticos e bebidas alcoólicas e alimentos com cafeína 24 horas antes do exame (café, chá preto, chocolates), pois estes causam diurese e subestimam a massa magra. Mulheres não devem fazer o exame na fase pré menstrual, pois há retenção hídrica, o que superestima a massa magra”, explica a endocrinologista.

O exame pode nos revelar o quanto é enganosa a perda de peso com relação à gordura. “Geralmente, em dietas balanceadas e com perdas de peso lentas, um pessoa perde cerca de 50 a 70% de gordura e de 30 a 50% de massa magra, principalmente água corporal.

Nas perdas de peso rápidas, em dietas desbalanceadas, como nas dietas à base de proteínas, como a do Dr Atkins, a perda de massa magra é ainda maior, geralmente mais que 50% do peso perdido. Isso significa que a cada 10kg perdidos, mais de 5kg se refere à massa magra, ou seja, a perda de peso se dá principalmente por desidratação e não por perda de gordura”, explica Ellen Paiva.

CIRCUNFERENCIA ABDOMINAL

A circunferência abdominal, é um método simples e representativo da gordura acumulada no abdomen. Representa quando associada a outros fatores como, diabetes, hipertensão, colesterol e triglicerides alto e obesidade, alto risco para desenvolver a síndrome metabólica. Esta medida é facilmente realizada: utilizando uma fita métrica não elástica, a circunferência abdominal é medida na altura da cicatriz umbilical (umbigo).

Sexo Risco para desenvolver síndrome metabólica
HOMENS > 102cm
MULHERES > 88cm
Fonte: I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, 2005.

Esta comprovado que a associação de um plano alimentar para a redução de peso e exercício físico, provoca a redução expressiva da circunferência abdominal, melhorando os níveis de glicose sanguínea podendo prevenir e retardar o aparecimento de diabetes. Há ainda, com essas duas intervenções, uma redução da pressão arterial e nos níveis de triglicérides, com aumento do HDL-colesterol ("colesterol bom").

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A RELAÇÃO ENTRE A TELEVISÃO E O VOLEIBOL NO ESTABELECIMENTO DE SUAS REGRAS

principios do treinamento